VÍDEO: Gestantes em trabalho de parto são transferidas de helicóptero até Santa Maria

Tayline Manganeli

VÍDEO: Gestantes em trabalho de parto são transferidas de helicóptero até Santa Maria

Dreyfus Borges/Prefeitura de Restinga Sêca

Duas mulheres gestantes precisaram ser transferidas de helicóptero de Restinga Sêca até Santa Maria para receber atendimento especializado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ambas estavam em trabalho de parto. Elas foram conduzidas nesta tarde até o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia



Segundo o secretário de Saúde de Restinga Sêca, Norton Soares, as pacientes deram entrada terça-feira (30) no Hospital de Caridade São Francisco. Uma das mulheres, de 18 anos, está com 37 semanas de gestação. A outra, de 36 anos, está na 36ª semana. Logo após a entrada em trabalho de parto das duas pacientes, o hospital fez contato com a equipe médica do Husm que autorizou a vinda para o hospital.

Em razão dos bloqueios de rodovias e a urgência dos casos, foi solicitado apoio da Base Aérea de Santa Maria que disponibilizou um helicóptero para a transferência. O embarque das gestantes foi realizado, às 14 h desta quarta-feira (1º), no gramado do Centro de Eventos, no centro da cidade. A médica Ana Paula Ramos da Silva acompanhou a viagem e afirma que o estado de saúde das duas mulheres é estável.


AO VIVO: acompanhe a situação da chuva em Santa Maria e região


Momento de transferência das duas gestantes da ambulância para o helicóptero. Dreyfus Borges/Prefeitura


A viagem durou cerca de 25 minutos - mais que o esperado por causa das condições meteorológicas. Conforme Ana Paula, a previsão é de que um dos bebês venha ao mundo ainda nesta quarta. 

– Eu nunca me imaginei numa situação dessas, nessa proporção, de ter que realizar um transporte aéreo de duas gestantes. Muito triste de ver a situação do nosso município, dos municípios da região, com vários alagamentos. Já não se enxerga mais a RSC-287 e por isso tivemos que usar um helicóptero. (...) Todo mundo se esforçou muito para dar tudo certo. As gestantes já estão tendo o atendimento adequado, em um lugar que tem os materiais e recursos necessário. Estamos lutando para dar tudo certo – relatou a médica. 




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Há risco de mais deslizamentos", afirma major dos bombeiros sobre o Morro do Cechella

Próximo

"O foco é resgatar e salvar vidas", afirma governador Eduardo Leite sobre as enchentes na Região Central

Notícias